12/10/2009

Dia das Children



Olá pessoas e, principalmente, mini-pessoas \o/
Um dia feliz como esse, eu não poderia deixar de postar... Mas, antes de qualquer coisa, queria relatar que eu não ganhei presente esse ano, pois meu pai falou que um filho maior que ele não é mais uma criança :(

Bem, hoje pela manhã me perguntei: Como surgiu este - selerepe - dia ?
E eu disse um belo "LoL" quando obtive minha resposta.

--> Aqui no Brasil, o dia das crianças foi meio que inventado pelo deputado federal Galdino do Valle Filho lá na decada de 1920. Em 1924, o presidente Arthur Bernardes oficializou o dia 12 de outubro como dia das children - ou crianças, como preferirem.

Mas, todavia e entretanto, o - nosso - dia das crianças só começou a ser comemorado em 1960 quando o pessoal capitalista da fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson fizeram uma tal de "Semana do Bebê Robusto" pra aumentar as vendas... e isso deu tão certo que todo ano a semana da criança passou a ser época de capitalismo-mirim.

--> A nossa boa e velha ONU tem como dia universal da criança o dia 20 de novembro, data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos das Crianças.

--> Em algumas terras - far far away - o dia da criança é comemorado em outras datas.
Índia - 15 de novembro
Portugal e Moçanbique - 1º de junho
China e Japão - 5 de maio


Pronto, agora que todos já sabem que hoje é um dia de amor, capitalismo, alegria, compras, paz (?), lucro para os comerciantes, brincadeiras, e mais umpouquinho de capitalismo... aproveitem o feriado ;D

Good bye children de todo o Brasil... e de Feira de Santana... e do Acre também.

Um comentário: